Os serviços de inteligência estadunidenses preparam um novo sistema de espionagem eletrônica para vigiar os mais de cinco milhões de empregados federais que têm acesso à informação classificada, informou nesta segunda-feira (10) o jornal Stars and Stripes.

O procedimento tem como fim identificar os agentes estrangeiros, servidores públicos corruptos e os que pretendem revelar segredos ao público, em um programa que tentará evitar casos como o do ex-analista da Agência de Segurança Nacional Edward Snowden, que revelou operações sensíveis desse centro de espionagem.

Defensores dos direitos civis e porta-vozes dos sindicatos de empregados governamentais expressaram sua preocupação de que esse monitoramento eletrônico ininterrupto danifique a vida privada das pessoas afetadas e coloque em risco seus dados pessoais, acrescenta Stars and Stripes.

Os candidatos a trabalhar em um posto governamental atualmente devem passar por um processo de investigações dantes de serem contratados e as pesquisas repetem-se de forma periódica.

Segundo o artigo, o novo mecanismo é similar ao que existe atualmente na indústria aeronáutica e os bancos estadunidenses, mas em particular se baseia em um que utiliza o Pentágono há uma década para controlar seus servidores públicos civis e militares, conhecido como Sistema Automatizado de Avaliação Contínua.

Fonte: Prensa Latina - Via Vermelho