O Exército americano divulgou que começará a equipar seus soldados com um par de óculos inteligentes capazes de medir distâncias, transmitir vídeos de drones e mostrar panoramas de 3D de cenários de combate, como um Google Glass optimizado para a guerra – ou uma versão real dos sistemas de apoio ao jogador de Call of Duty
O equipamento, fabricado pela britânica BAE Systems, chama-se Q-Warrior, e pode ser uma grande ferramenta nas linhas de combate – imagine o que pode ser feito com a geolocalização dos outros soldados, mapas de uma cidade ou vídeos que mostrem a condição atual da tropa.
A informação foi divulgada pelo site americano Mashable, que contatou exército e fabricante – ambos não confirmaram que tem um contrato, mas disseram que “é questão de tempo até que os soldados possam usar tal ferramenta”. “Não é algo que está distante 10 anos de nós. Já está disponível”, disse Donald Lee, líder de pesquisas em um departamento do exército americano.
De acordo com Lee, o que é preciso para colocar tal projeto em prática é conseguir calcular a segurança e a quantidade de banda necessários para realizar a operação de maneira satisfatória. “Além disso, precisamos fazer testes para saber se colocar mais informação na mão dos soldados podem causar problemas em seus objetivos”, diz Paul Wright, diretor da BAE Systems.
A previsão da empresa é testar o projeto com soldados de elite – como os fuzileiros navais responsáveis pelo abatimento de Osama bin Laden.

Do Estadão