GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

terça-feira, março 11, 2014

Libia apreende petroleiro de bandeira norte-coreana

By on 11.3.14
Um petroleiro de bandeira norte-coreana foi apresado nesta segunda-feira, com uma carga “ilegal” de petróleo comprado a rebeldes que bloqueiam portos do país, anunciou o Parlamento.

“As forças da Marinha e os revolucionários controlaram o petroleiro Morning Glory (foto abaixo) e conduziram-no a um porto controlado pelo Estado”, anunciou o Parlamento, no site.
O petroleiro, que tinha começado a carregar petróleo no sábado, estaria a preparar-se para deixar águas líbias.
Um membro do comité de crise formado pelas autoridades líbias disse à AFP que o navio, com capacidade para 350 mil barris de petróleo, carregou 234 mil antes de ser interceptado. O primeiro-ministro, Ali Zeidan, tinha ameaçado com bombardeamento.
Walid al-Tarhouni, porta-voz dos guardas de instalações petrolíferas, disse à televisão Al-Nabaa que o navio deverá ser conduzido ao porto de Zawiyah, 50 quilómetros a oeste de Trípoli. A agência Lana noticiou que seria escoltado até Misurata, 200 quilómetros a leste da capital.
O Parlamento tinha anteriormente anunciado a criação de uma força de armada que será incumbida de levantar o bloqueio a importantes instalações portuárias petrolíferas controladas desde Julho de 2013 por rebeldes que reclamam a autonomia da região oriental da Líbia.
A sua acção privou o país da sua principal fonte de receitas e fez cair a produção para 250 mil barris por dia – muito longe dos quase 1,5 milhões anteriores.
A Líbia, onde foi derrubado Muammar Kadhafi, em 2011, após uma revolta de oito meses, vive sob forte instabilidade política, violência descontrolada e tendências separatistas.

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts