A NATO revelou imagens de satélite que mostram o reforço da concentração de tropas russas junto à fronteira com a Ucrânia. Nas imagens, vê-se uma grande concentração de aviões de combate, de helicópteros, de artilharia, de infantaria e de homens das forças especiais que fontes oficiais dizem estar preparadas para agir num prazo de 12 horas.
As imagens mostram filas de tanques e de veículos armados a 50km da fronteira do Leste da Ucrânia. As imagens da NATO foram tiradas nas duas últimas semanas e a Aliança Atlântica especifica que há armamento em cerca de cem zonas que, em Fevereiro, estavam vazias.
Uma dessas zonas é a base aérea de Buturlinovka, que estava praticamente desocupada e agora alberga dezenas de caças. Outra é Belgorod, onde estão agora estacionados 20 helicópteros e que, segundo a BBC e o New York Times, citando fontes oficias, pode ser a base de arranque de uma eventual operação devido à sua proximidade com a Ucrânia.
“Trata-se de uma força significativa e pronta para avançar”, disse à BBC o brigadeiro Gary Deakin, que dirige o centro de operações de crise da NATO em Mons, na Bélgica. “Tem capacidade para se deslocar rapidamente para dentro da Ucrânia mal receba ordens.”
As imagens da NATO revelam que se trata de uma força invasora e não de tropas em “exercício”, como Moscovo tem defendido. Há também perto de 40 mil soldados estacionados junto à fronteira ucraniana.