O avião desaparecido da Malaysia Airlines pode ter sido derrubado por forças de um governo na tentativa de deter um possível ataque terrorista. 
Segundo uma importante jornalista do periódico ABC da Espanha, Pilar Cernunda, o objetivo da ação teria sido evitar uma catástrofe semelhante à de 11 de setembro de 2001, contra as torres do World Trade Center, nos Estados Unidos. 

Especialistas consultadas por Pilar afirmaram que é cada vez mais provável que, ao invés de cair no oceano Índico, como afirma a versão oficial, o Boeing 777 foi sequestrado por terroristas que queriam lançá-lo contra um alvo muito sensível. 
Outra fonte concorda com a hipótese, mas diz que nenhum departamento de Defesa das nações envolvidas nesta operação admitiria sua participação.  
Nas primeiras buscas por informações, o governo malaio divulgou que dois iranianos embarcaram no avião com passaportes falsificados. Um muçulmano chinês de um grupo radical com treinamento de voo também estava dentro da aeronave.
Apesar de o governo malaio ter descartado que eles seriam terroristas, a hipótese inicial levantou suspeita sobre os dois casos.  
A operação de busca internacional ainda acontece. Os países Austrália, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Malásia e Nova Zelândia continuam na procura.
Dez aeronaves e dez navios patrulharam nesta terça-feira (1º) uma área de 1.850 milhas a oeste de Perth, onde análises recentes sugerem que caiu Boeing.
Todos os objetos recuperados até agora têm se mostrado alheios à aeronave desaparecida.

Do R7