Os B767MMTT da FAB  receberão um pacote de modificações incluindo sistemas de reabastecimento hose-and-drogue, provisões internas da cabine de passagiros/carga que permitirão rápida reconfiguração da mesma para diferentes missões e aviônica compatível com a função militar da aeronave. (Foto IAI)
Segundo fontes israelenses, o Brasil assinou um contrato revisado com vistas a incluir mais um avião de reabastecimento em voo (REVO)  e transporte estratégico B767MMTT (Multi-Mission Tanker Transport) no escopo original correspondentes a duas aeronaves do projeto KC-X2 encerrado em março de 2013, com a declaração de seleção da israelense Israel Aerospace Industries para converter aeronaves Boeing 767 300 ER para o modelo militar. O adendo corresponde ao exercício da primeira opção das duas previstas no contrato inicial.
O programa visa preencher uma lacuna deixada com a desativação dos veteranos Boeing KC-137 do Esquadrão Corsário, versão REVO do legendário 707, os quais começaram a operar na FAB em 1986.
Os 767 comerciais passarão por trabalhos de conversão nas instalações da divisão de Bedek da IAI, em Israel, e da Tap Manutenção e Engenharia, no Brasil, processo que deverá contar com a colaboração de outras empresas brasileiras com o proposito de capacitação tecnológica sob a luz da Estratégia Nacional de Defesa. Os novos aviões  receberão um pacote de modificações incluindo sistemas de reabastecimento hose-and-drogue, provisões internas da cabine de passageiros/carga que permitirão rápida reconfiguração da mesma para diferentes missões e aviônica compatível com a função militar da aeronave. A chegada dos B767MMTT significará o aumento do alcance da aviação de combate da FAB, notadamente com relação aos novos Gripen NG, bem como a possibilidade de realização de missões intercontinentais de diversas características, incluindo de apoio a missões de paz ou humanitárias.
Ainda não foi divulgado detalhes sobre o perfil da versão brasileira, cronograma e montante financeiro do contrato.

A Força Aérea da Colômbia possui em sua frota um B767MMTT, tendo ele  já realizado missões bem-sucedidas de apoio ao desdobramento de aviões de combate Kfir para os Estados Unidos (Red Flag 2012) e humanitárias no estrangeiro (resgate de cidadãos colombianos no Japão por ocasião do grande terremoto de 2011).
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Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) esclarece:
– Em relação à matéria divulgada hoje neste veículo (Tecnologia & Defesa)  sobre o Projeto KC-X2, o Centro de Comunicação Social esclarece que as negociações contratuais ainda estão em andamento.

Atenciosamente,     _____________________________________________________
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
Assessoria de Imprensa
FORÇA AÉREA BRASILEIRA