GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

domingo, maio 25, 2014

Submarino "porta aviões" japonês da 2ª Guerra Mundial é achado no Havaí

By on 25.5.14





 
 
Submarino foi afundado pelos EUA quando iria atacar o Panamá. Embarcação foi encontrada por acaso a 700 metros de profundidade.
 
 
Cientistas divulgaram imagens feitas de um um submarino japonês da Segunda Guerra Mundial descoberto recentemente no fundo do oceano Pacífico nos arredores do Havaí
 
 
O submarino foi abatido pelas forças dos Estados Unidos quando estava se preparando para atacar o Canal do Panamá e estava desaparecido desde 1946.
 
 
A embarcação, de 400 pés (122 metros) da classe "Sen-Toku", é um dos maiores submarinos pré-nucleares a serem fabricados.


Ele foi achado por acaso em agosto a sudoeste da ilha de Oahu, em um leito marinho rochoso a cerca de 700 metros de profundidade, segundo cientistas da Universidade do Havaí em Manoa.


Na época do ataque norte-americano ao submarino, os EUA disseram não ter informações precisas sobre o local.


O I-400 e seu "gêmeo" I-401, achado na mesma região em 2005, eram capazes de dar uma volta e meia em torno do planeta sem reabastecer, e poderiam abrigar três bombardeiros de asas retráteis, que decolariam minutos após a emersão do submarino, segundo os cientistas.


"Topamos com isso quando estávamos procurando outros alvos... É como ver um tubarão em repouso", disse Jim Delgado, pesquisador que viajou até o local do naufrágio.


Segundo o arqueólogo, que trabalha para a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), o submarino foi torpedeado, ficou muito danificado e caiu quase de bico.




 Fonte: G1 - Via Arquivos do Insólito

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts