De acordo com o jornal A Tarde, a ucraniana Antonov poderá deslocar para o Brasil parte de sua linha de produção. O motivo é a grave crise institucional pela qual atravessa a Ucrânia, que ameaça não apenas a continuidade do Estado, mas também da maior parte das empresas locais.
O artigo afirma que Oleksander Kiva, vice-presidente da Antonov, esteve em Salvador para negociar a construção de uma fábrica em Ilhéus. Inicialmente os planos seriam relacionados apenas ao An-38-100, um turbo-hélice de asa alta com capacidade para até 27 passageiros e 2.500 kg de carga paga.
O modelo destinado ao mercado regional tem potencial de vendas em alguns mercados latinos, em especial nos países andinos, devido a boa performance e a capacidade de transporte adequada a região.
Entretanto, a Antonov não confirma a visita e nem mesmo comenta os planos diante da crise na Ucrânia. Ainda assim, no último dia 5 de fevereiro, executivos da Antonov e autoridades ucranianas e membros da sociedade civil se reuniram para discutir estratégias defensivas para a indústria local.
O conselho foi formado por figuras públicas progressistas, como o primeiro presidente da Ucrânia, Leonid Kravchuk. Também tem como membros Dmytro Kika, presidente da Antonov; além de diversos líderes da indústria, políticos, militares, cientistas e jornalistas.
Recentemente Dmytro Kika esteve em Portugal buscando uma parceria para a instalação de uma unidade no país. O objetivo seria produzir alguns modelos de aviões, que não foram divulgados, para o mercado africano. Porém, o governo português não tomou qualquer decisão e nem comenta o assunto.
De acordo com analistas dificilmente a Antonov terá condições ou interesse de transferir toda sua estrutura para outro país. “Podem construir uma nova planta visando diversificar o negócio. Dificilmente o governo, mesmo fragmentando, permitirá a Antonov abandonar completamente a Ucrânia”, afirma Olavo Gomes, consultor aeronáutico. “A transferência completa também seria um pesadelo logístico. Envolveria transportar todo o ferramental, arquivos, projetos, etc. Isso sem considerar todos os técnicos e engenheiros”, finaliza.