O ministro da Defesa da Guatemala, Manuel López, afirmou que seu país pretende comprar aviões Super Tucano do Brasil com um empréstimo de um banco espanhol. O presidente Otto Pérez havia afirmado que a aquisição estava suspensa por um aumento do preço das aeronaves.
A compra, com um crédito de 11,9 milhões de euros do banco espanhol BBVA, também inclui duas lanchas e três radares, disse López na noite de terça-feira a jornalistas locais.
"Temos projetos de lei que esperamos que caminhem. Um é de um empréstimo de 11,9 milhões de euros para a compra de duas lanchas de patrulha, dois aviões Super Tucano e três radares", comentou o funcionário.
O ministro argumentou que os aviões são fundamentais para proteger a biosfera da Guatemala e que já discutiu o assunto com o presidente do Congresso, o opositor Luis Rabbé.
"Temos este ano para obter a aprovação do empréstimo, que será outorgado pelo banco espanhol BBVA. O presidente do Congresso tem a intenção de fazer isso andar", afirmou o ministro citado pelo jornal Prensa Libre.
Em outubro de 2013, o governo guatemalteco concretizou a aquisição de seis aviões A-29 Super Tucano com a Embraer. No entanto, um mês depois o presidente guatemalteco cancelou a compra pelo aumento de aproximadamente 3 milhões de dólares por cada aeronave.
A negociação para adquirir os seis aviões havia sido iniciada em 2009 entre Lula e o presidente guatemalteco da época Álvaro Colom.
Com a suspensão unilateral de cancelamento da compra, a Guatemala deveria pagar 600.000 dólares de indenização à Embraer.

Do Yahoo