Um malware criado para Android surpreendeu pesquisadores por funcionar mesmo com o aparelho aparentemente desligado. Segundo a firma de segurança digital AVG, o software malicioso capturava o processo de desligamento dos celulares e fazia parecer que ele estava sendo desligado — com a animação e o escurecimento da tela —, mas ele continuava ativo.

Dessa forma, criminosos podem controlar o smartphone de forma remota, enviando mensagens, fazendo ligações ou tirando fotos. O malware foi chamado de Android/PowerOhhHijack.A. pela AVG. Ele infecta dispositivos rodando versões anteriores ao 5.0 e que estejam “rooteados”.

Um porta-voz da AVG informou ao site Mashable que o malware já infectou cerca de 10 mil celulares, sobretudo na China, onde ele era oferecido por lojas oficiais de aplicativos locais.

As últimas atualizações do AVG são capazes de identificar o malware, mas a companhia recomenda que os usuários retirem a bateria do aparelho se realmente quiserem ter certeza que não estão sendo espionados.
Do O Globo