Por volta de 2040, a NASA pretende enviar um submarino para explorar um dos mares de Titã. O astro é uma das 62 luas de Saturno, segundo maior planeta do Sistema Solar (menor apenas que Júpiter). 
Um estudo sobre o veículo foi divulgado pela agência espacial americana na internet. Nele, o órgão informa que o submarino está sendo desenvolvido para circular pelo Kraken Mare.
Um dos maiores mares de Titã, o Kraken Mare conta com cerca de mil quilômetros de extensão e é composto de etano e metano. Entretanto, a NASA ainda terá de superar desafios para tornar o projeto realidade. Um deles envolve o envio de informações a partir de Titã.
"A transmissão de dados por uma distância de mais de um bilhão de quilômetros requer uma antena grande", explicou a agência no estudo sobre o submarino.
O projeto prevê que uma espaçonave leve o submarino até Titã. A ideia é que o veículo percorra uma distância de cerca de 2 mil quilômetros durante 90 dias no Kraken Mare. Nesse período, o submarino irá realizar experimentos científicos.
"O veículo contará com uma câmera para observar o estado do mar e a paisagem do litoral e fará observações meteorológicas", afirma a NASA.
Veja a animação criada pela agência espacial americana sobre o submarino:

De Exame