O ministro da Defesa, Jaques Wagner, afirmou nesta quarta-feira, em uma feira de defesa e segurança que ocorre no Rio, que o governo federal está solicitando à sueca Saab um empréstimo de dez aviões gripen para ajudar na segurança durante as Olimpíadas de 2016, no Rio. Ele não deu mais detalhes sobre o empréstimo.
A sueca Saab ganhou recentemente um contrato para fornecer aviões gripen ao Brasil em uma negociação de cerca de 5,4 bilhões de dólares. Na terça-feira, a empresa sueca e a Embraer afirmaram que querem fazer do Brasil um pólo exportador de aviões gripen.
O Ministério da Justiça estima gastar R$ 350 milhões com a segurança das Olimpíadas. Segundo Rodrigues, o plano operacional detalhado, com o número de agentes envolvidos, deverá ser divulgado até o fim do mês. O governo federal assumiu, inclusive, a responsabilidade pela segurança dentro das 159 instalações esportivas - entre locais de treino e de competição. Originalmente, a atribuição seria do Comitê Rio 2016, responsável pela organização dos Jogos.
Quatro balões com câmeras de alta resolução fazerão parte do esquema de segurança das Olimpíadas. Eles serão doados ao governo do Rio após os Jogos. Os balões foram comprados pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, ao custo de R$ 23,1 milhões. O contrato com a empresa Altave já foi assinado, e a expectativa é que os balões estejam em funcionamento durante os eventos-teste, que vão começar em julho.
Os balões, que chegam a cem metros de altura, serão espalhados pelas quatro áreas de competição durante os Jogos: nos parques olímpicos da Barra da Tijuca e Deodoro, ambos na Zona Oeste, Maracanã, na Zona Norte, e Copacabana, na Zona Sul. As câmeras alcançam um raio de 13 quilômetros, e as imagens em alta definição podem ser aproximadas depois de gravadas.