O governador Camilo Santana (PT) reforçou na manhã desta segunda-feira a informação do início da atuação das equipes de Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e da reforma para instalação de uma base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) no Cariri. O helicóptero para unidade, de acordo com nota divulgada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), será remanejado de Fortaleza.
"Nós vamos, agora em julho instalar 12 equipes do Raio no Cariri. As (48) motos foram adquiridas, as equipes estão em fase de conclusão do curso, e estamos também fazendo uma reforma para um base do Ciopaer com helicóptero permanente na região. Vamos fazer também na região Norte, em outubro", detalhou o governador, em coletiva, após palestra de abertura do Seminário Prefeitos Ceará 2015, evento que reúne gestores de 184 municípios cearenses, e é realizado até esta terça-feira, dia 9, no Centro de Eventos do Ceará.
Como noticiado no O POVO, para administrar a estrutura do BPRaio montada em Juazeiro, 77 profissionais estão sendo formados. De acordo com a SSPDS, a base do Ciopaer funcionará no Aeroporto de Juazeiro do Norte, onde as reformas já estão acontecendo, com prazo para terminar no final do mês de julho de 2015. “Estão sendo construídas salas, banheiros, entre outras coisas”.
O reforço no policiamento da região, que também recebe 102 policiais do Batalhão de Divisas, se dá pelos altos índices de crimes que têm sido registrados na Área Integrada de Segurança (AIS) 11, que compreende o Cariri. Nos primeiros quatro meses de 2015, a AIS11 é a área no interior do Estado com maior número de homicídios (111), apreensão de armas de fogo (328), apreensão de cocaína (30 kg) e a maior apreensão de maconha do Estado (578,22 kg) - ultrapassando inclusive o somatório da apreensão das seis AISs da Capital.

Do O Povo