As aeronaves estão a ser revistas, reparadas e modernizadas após terem estado ao serviço da força aérea indiana.

Os primeiros seis caças Sukhoi-30 adquiridos pelo Governo angolano, que estiveram ao serviço da força aérea indiana, são esperados em Angola no segundo semestre do ano, tornando-se o país no terceiro de África com este tipo de aeronave.
Estes primeiros seis caças - de um conjunto de 12 - estão a concluir um programa de revisão, reparação e modernização na fábrica do construtor russo Sukhoi em Baranovichi, na Bielorrússia, segundo o portal especializado Aviation International News (AIN).
Durante o segundo semestre de 2015 vão intensificar-se as comemorações dos 40 anos da independência de Angola (11 de novembro de 1975), não sendo de descartar que a entrega destas aeronaves coincida com este programa.
Os aparelhos, que se estiveram ao serviço da força aérea indiana, fazem parte do pacote de compra de material de guerra russo, no valor de mil milhões de dólares (890 milhões de euros), acordado com a empresa russa Rosoboronexport.
São caças de dois motores e dois lugares que podem atingir velocidades superiores a 2.100 quilómetros por hora e que começaram a ser produzidos pela empresa russa há cerca de 15 anos, sendo estes doze - com entre 1.000 a 1.500 horas de voo - originalmente destinados a equipar a força aérea bielorrussa.

Do DN