O Iraque recebeu os primeiros aviões de combate americanos F-16 que servirão para reforçar o exército em sua luta contra o grupo Estado Islâmico (EI), anunciou o ministério da Defesa. "Chegam quatro F-16 à base aérea de Balad", era possível ler no site do ministério. Este anúncio foi confirmado à AFP pelos serviços do primeiro-ministro.
A entrega das aeronaves havia sido adiada por motivos de segurança, já que a base de Balad, 70 km ao norte de Bagdá, encontra-se em uma zona instável onde as forças governamentais seguem lutando contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

"Depois de anos de preparação e treinamento nos Estados Unidos, os pilotos iraquianos aterrizaram hoje a primeira esquadra iraquiana de F-16", informou Brett McGurk, subdelegado do presidente americano, Barack Obama, para a coalizão internacional que luta contra o EI. O Iraque realizou um pedido de 36 aviões de combate, mas a entrega foi atrasada pelo avanço dos jihadistas e a força aérea de Bagdá foi reforçada com aeronaves russas Sukhoi.

Do DP