GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

segunda-feira, agosto 03, 2015

A reação japonesa e as consequências diplomáticas da espionagem americana

By on 3.8.15
Envolvido no mais recente caso de espionagem dos Estados Unidos, as autoridades do Japão ainda não se pronunciaram oficialmente sobre as notícias divulgadas nesta sexta-feira, dia 31, de que a Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA) monitorou ligações telefônicas e documentos de 35 “alvos secretos” do país, como divulgou o Wikileaks.
O país asiático não é o primeiro a passar por esta situação. Recentemente, o site fundado pelo australiano Julian Assange também divulgou relatórios que mostravam que os EUA realizaram espionagem em países como a Alemanha, a França e o Brasil. As revelações caíram como uma bomba nas relações diplomáticas dos norte-americanos com esses países, gerando mal-estar entre os chefes de Estado e especulações sobre as ações bilaterais.
No caso brasileiro, a presidente Dilma Rousseff chegou a cancelar uma viagem oficial que faria aos Estados Unidos em 2013, o que foi considerado como uma reação ao caso de espionagem. As relações entre os dois países só foi normalizada em junho deste ano, quando a presidente realizou a viagem a Washington e se encontrou com o presidente Barack Obama.
Apesar do Japão ainda não ter se pronunciado sobre o caso, é certo que a revelação da espionagem deve causar um estremecimento na relação diplomática entre os dois países, aliados deste o fim da segunda guerra mundial.
Possíveis consequências diplomáticas
Considerada uma das principais entidades sobre temas de política internacional, a Chatham House, sediada em Londres, acredita que o caso abalará o governo japonês.
“A sensação de que o governo japonês está sendo deixado de lado em favor de outros aliados vai causar dor, e não vai ser algo que o primeiro-ministro conseguirá se desviar facilmente”, disse o representante John Swenson-Wright, em entrevista ao Japan Times.
Especialista na política de defesa japonesa e morador do país asiático, James Simpson também acredita que o caso trará consequências diplomáticas importantes para a relação bilateral entre os países. “O Japão ficará horrorizado em ver as notícias sobre o vazamento entrando em domínio público”, afirmou.
De O Mundo

1 comentários:

Miguel Junior disse...

Compreender a Geopolítica é desdobrar neurônio sobre neurônio e ter a sincera vontade de buscar a verdade, acima das ideologias e das informações oficiais.
Os Governos Alemão, Brasileiro e agora o Japonês... O asilo de Eduard Snowden na Rússia, o claro avanço da OTAN no rearmamento (com armas ocidentais) dos paises do antigo Pacto de Varsóvia (razão da existência da OTAN),as sabotagens dos EUA às indústrias de ponta dos países ditos aliados, incluindo veto ao acesso delas, provam que há um projeto em exercício que, de certo modo, motivará a alforria tecnológica daqueles países. Emblemático foi o caso recente da fabricação pela MBDA do míssil Meteor.

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts