Um avião cargueiro modelo C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos pousou na manhã desta segunda-feira (10) no aeroporto internacional de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. A aeronave foi usada para transportar dois dois helicópteros S-70B Seahawk, designados SH-16 e adquiridos pela Marinha do Brasil que chegaram desmotados.
Fuselagem, turbinas e pás de hélice chegaram separadas e serão montadas no aeroporto. Depois de montadas, as aeronaves serão abastecidas e seguirão para a base aérea de São Pedro da Aldeia. Durante a manhã foi preciso duas horas para desembarcar uma das aeronaves.
Não é a primeira vez que o C-17 de 53 metros de comprimento e 128 mil quilos, segundo informações do fabricante, desembarca em Cabo Frio. Em 2012 um avião do mesmo modelo trouxe outros dois helicópteros comprados pelo governo brasileiro. O C-17 tem capacidade para transportar 102 paraquedistas ou 134 soldados com assentos paletizados, ou ainda 36 macas e 54 pacientes ambulatoriais, além de enfermeiros e médicos. O avião é comandado por três tripulantes.
 Do G1