Caçadores de navios naufragados afirmaram nesta segunda-feira (27) que encontraram um mini-submarino russo em águas territoriais suecas, uma descoberta que ocorre nove meses após a busca de um submarino nos países escandinavos.
A descoberta da embarcação, apresentada como em bom estado, não foi imediatamente confirmada pelas autoridades suecas.
"O submarino está completamente intacto, não tem danos visíveis no casco e as escotilhas estão fechadas", afirmou Stefan Hogeborn, um mergulhador da Ocean X Team, que reivindica a descoberta, em um comunicado.
"É por isso que temos medo de que a tripulação não tenha escapado quando o submarino afundou", acrescentou.
Segundo a equipe, o mini-submarino mede cerca de 20 metros de comprimento e 3,5 metros de largura.
O tabloide Expressen publicou em seu site supostas imagens subaquáticas que teriam sido feitas por um robô debaixo d'água.
"Não podemos dizer se o submarino é novo e quanto tempo ele repousa no fundo do mar, mas as letras cirílicas no casco indicam que é russo", indicou a Ocean X Team.





A equipe não forneceu a localização exata da descoberta, mas de acordo com Expressen, ocorreu na costa leste, a 1,5 milhas náuticas (2,8 quilômetros) da costa da região central da Suécia.
Em outubro de 2014, a Suécia conduziu por uma semana uma grande operação para encontrar no mar Báltico, no arquipélago de Estocolmo, um suposto submarino russo, após confirmar a incursão de um "pequeno submarino" em suas águas.

Do G1