GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quinta-feira, agosto 27, 2015

Companhias de petróleo da China se preparam para segundo trimestre difícil

By on 27.8.15
As grandes companhias de petróleo da China estão se preparando para um segundo semestre difícil e sem alívio na queda dos preços internacionais da commodity. Em meio ao fraco crescimento econômico global que vem limitando a demanda para tudo - desde petróleo até gás natural e minério de ferro - os resultados do primeiro semestre dessas empresas destacam a magnitude da redução de gastos do setor chinês.
Ao divulgar seus resultados hoje, a Cnooc e a Sinopec afirmaram ter pouca expectativa de uma forte recuperação dos preços do petróleo e do gás natural.
"Existe pouco otimismo no ambiente macroeconômico mundial", declarou o presidente da Cnooc, Yang Hua, em comunicado. "Os preços internacionais do petróleo deverão permanecer em um nível baixo", acrescentou. A companhia prevê um "ambiente operacional severo" no restante deste ano, depois de anunciar queda no lucro nos primeiros seis meses de 2015.
A Cnooc, que tem grandes operações em alto mar na China e fora do país, teve queda de 56% no lucro líquido no primeiro semestre deste ano, para 14,7 bilhões de yuans. O resultado, porém, superou as estimativas dos analistas ouvidos pela S&P Capital IQ, de 13,3 bilhões de yuans. Os investimentos da empresa diminuíram quase um terço, para 33 bilhões de yuans, no primeiro semestre, e deverão somar entre 70 bilhões de yuans e 80 bilhões de yuans neste ano.
A Sinopec, por sua vez, teve queda de 22% no lucro líquido, para 25,4 bilhões de yuans. A companhia informou que cortou os investimentos totais no primeiro semestre para 23,5 bilhões de yuans, de quase 40,0 bilhões de yuans no mesmo período do ano passado.
A redução dos investimentos das grandes petroleiras chinesas segue-se a anos de expansão pelo mundo, período em que as companhias compraram ativos caros em países que vão do Canadá à Austrália e também no continente africano.
Atualmente muitos dos projetos adquiridos por essas empresas enfrentam desafios. Isso é especialmente verdade no caso da Cnooc, que se apresenta como a petroleira mais global da China. A produção de petróleo e gás da companhia cresceu apenas 4% no primeiro semestre, bem menos que o aumento de 20% um ano antes.

Fonte: Dow Jones Newswires. - Via Isto é

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts