Na vida real, os computadores estão cada vez mais presentes no cotidiano e são carregados pelas pessoas no bolso. Os aplicativos dos smartphones interferem sobre a rotina diária, desde a hora de levantar da cama, e chegam a emitir vozes para ajudar as pessoas a voltar pra casa. No domingo passado, em Jaboatão dos Guararapes, um robô foi usado pela polícia para desarmar explosivos em uma agência bancária. No cinema, a inteligência artificial é uma discussão em alta, com novas ficções científicas (cada vez menos fictícias) que exploram a temática da memória artificial e dos robôs.

Em 2015, antes de O exterminador 5, pelo menos três filmes especularam sobre os perigos da cibernética: Chappie (sobre máquina com sentimentos e vontade própria), Vingadores: A era de Ultron (o vilão é um corpo com cérebro eletrônico disposto a exterminar os humanos) e Ex machina (inédito no Brasil, retrata a relação entre homem e andróide em fase de testes). Metropolis (1927) é o clássico, mas, antes dele, já existiam pioneiros como O homem mecânico (1921).





No filme Inteligência artificial (2001), os robôs são usados como fósseis a partir dos quais será possível reconstruir a humanidade em um futuro pós-apocalíptico. Em Transcendence (2014), o personagem vivido por Johnny Depp vira um deus ao transportar o cérebro para um HD e acessar informações globais por meio da internet. Assim como em O exterminador, a trilogia Matrix (1999-2003) criou um mundo onde as máquinas dominariam os homens.

A atual invasão robótica também se explica por incapacidade técnica: os efeitos especiais de computação gráfica ficam mais palpáveis em superfícies metálicas do que em formas e texturas orgânicas - o que favoreceu o retorno de O exterminador do futuro.

- 21 filme dos século 21:

2015
Chappie
Vingadores
Ex Machina

2000-2014
Wall-E
Transformers
Robocop
Homem de Ferro
Gigantes de Aço
Operação Big Hero
Círculo de Fogo
Transcendence
Ela
Interestelar
X-Men: Dias de um futuro esquecido
Eu, robô
O guia do mochileiro das galáxias
I'm a cyborg, but that's OK
Robôs
Automata
O jogo da imitação
Elysium

- 20 filmes do século 20
O homem mecânico
Metropolis
O planeta proibido
O dia em que a Terra parou
Robot Monster 3D
Astro Boy
Perdidos no espaço
Mulheres perfeitas
2001: Uma odisseia no espaço
Jornada nas estrelas
O dorminhoco
THX 1138
Guerra nas estrelas
Blade Runner
Um robô em curto-circuito
Aliens
Matrix
Inteligência artificial
O homem bicentenário
Simone

Do Diário de Pernambuco