GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quinta-feira, agosto 27, 2015

Estado Islâmico teria realizado novo ataque com armas química na Síria, diz ONG

By on 27.8.15
Os jihadistas do Estado Islâmico podem ter realizado um ataque com armas químicas em uma cidade no Norte da Síria na sexta-feira, informou a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) nesta terça-feira. Segundo funcionários da ONG, uma família foi tratada com dificuldades de respirar e bolhas na pele depois que um morteiro atingiu sua casa em Marea. A Sociedade Síria-Americana de Medicina também relatou que recebeu 50 pacientes com sintomas de exposição a substâncias químicas.
Segundo os rebeldes locais, as bombas foram disparadas a partir de uma aldeia capturada pelos extremistas. Um porta-voz do grupo insurgente Frente Shami disse ao jornal americano "New York Times" que metade dos 50 morteiros e disparos de artilharia que atingiram Marea continham mostarda de enxofre, também conhecido como gás mostarda. Essa substância provoca graves danos à pele, olhos, ao sistema respiratório e a órgãos internos.
Os médicos do MSF relataram que quatro pacientes - pai, mãe e as filhas de 3 e 5 cinco dias - chegaram a um de seus hospitais horas após o ataque de sexta-feira à noite na província de Aleppo, com dificuldades para respirar, pele inflamada, olhos vermelhos e conjuntivite. Em três horas, eles desenvolveram bolhas e as apresentaram mais complicações respiratórias.
A equipe tratou os sintomas e deram aos pacientes oxigênio antes de transferi-los a outra unidade para tratamento especializado.
- MSF não tem exames de laboratório para confirmar a causa destes sintomas - disse Pablo Marco, gerente de programa da organização na Síria. - No entanto, os sintomas clínicos, a forma como eles mudaram ao longo do tempo, e os relatos dos pacientes sobre as circunstâncias do envenenamento, tudo aponta para uma exposição a substâncias químicas
Na segunda-feira, o Sírio Sociedade Americana de Medicina disse que seu hospital em Marea havia recebido mais de 50 civis com sintomas semelhantes. Cerca de 30 deles desenvolveram bolhas na pele, e os médicos identificaram o agente como mostarda de enxofre.

Do Yahoo

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts