O ex-ministro da Defesa israelense Ehud Barak revelou que Israel queria realizar três ataques contra instalações nucleares iranianas. Os comandantes do exército israelense simplesmente não deram luz verde aos ataques devido aos muitos problemas de segurança.

Ehud Barak, que está trabalhando em suas memórias, revelou este segredo de Estado em entrevista a dois jornalistas, informou Contra Magazine.
Barak confessou que ele e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu tinham planos de atacar o Irã mas encontraram oposição dos militares e alguns políticos. O comandante-chefe Gabi Ashkenazi avisou que o país não tinha capacidades suficientes para realizar tal operação militar.
Em 2010 e 2011, Barak e Netanyahu planejavam realizar ataques contra os centros iranianos de pesquisas nucleares mas o plano foi adiado até 2012 por causa da desaprovação nos círculos políticos e militares de Israel. Em 2012 o plano também não foi realizado porque Israel conduzia exercícios militares em conjunto com os EUA e não queria embaraçar o seu aliado próximo.
Por que razão teria Ehud Barak revelado esta informação secreta não está claro até agora mas a sua confissão provocou preocupações na comunidade internacional sobre a ameaça nuclear de Israel.
A entrevista de Barak foi vazada e transmitida no Channel 2 israelense. O ex-ministro da Defesa confirmou que a gravação é autêntica.