O fragmento de asa de avião descoberto na ilha francesa Reunião, no Oceano Índico, chegou neste sábado (1º) a França para ser analisado e apurar se pertence ao Boeing 777 do voo MH370 da Malaysian Arlines, desaparecido em 2014. O avião com os destroços chegou no aeroporto de Orly, em Paris, e de lá vai ser transferido para Toulouse.
Nos arredores dessa cidade está o laboratório onde a peça vai ser examinada, o DGA-TA, do Ministério de Defesa, especializado em investigações técnicas sobre acidentes de aviões. A perícia deverá começar na quarta-feira (5), depois de uma reunião na segunda-feira (3) entre o juiz de instrução francês e peritos e representantes das autoridades malaias.
O fragmento, que tem cerca de dois metros, foi encontrado em uma praia da Costa Oriental da ilha e é do mesmo tipo do Boeing 777, indicou uma das fontes próximas do inquérito promovido pela França. Já o governo australiano, também encarregado da investigação internacional, alertou para a dificuldade de localizar os destroços do aparelho.
A Boeing também anunciou hoje que vai enviar uma equipa técnica à França para ajudar na perícia. A empresa, fabricante do avião, assegurou que continua comprometida com a investigação.
O avião desapareceu com 239 pessoas a bordo, durante a noite de 08 de março de 2014, quando sobrevoava o Mar do Sul da China, depois de ter mudado de rota, quando se dirigia de Kuala Lumpur para Pequim.

Do IG