O governo da Rússia está prestes a revelar um segredo que vem guardando do publico há quase 30 anos.

Segundo a rede de televisão Zvezda, o ministério de defesa de Moscou, liberou para apresentação ao público o protótipo do  MiG 1.44 neste mês durante o festival de aviação MAKS em Zhukovsky, cidade próxima a Moscou.

O caça, que não foi desenvolvido, era tido como a aeronave que iria rivalizar com o Lockheed F-22 “Raptor”, dos Estados Unidos.

O modelo vem sendo estudado desde o início dos anos 1980 e um protótipo, pelo pouco que foi divulgado pelos militares russos, voou em 29 de fevereiro de 2000. O MiG atendia a um pedido da Força Aérea Soviética para um caça de alta performance e “furtivo”, ou seja, que pode enganar radares inimigos e ficar invisível nas telas destes.

A fabricante manteve o projeto sob sigilo por todos esses anos, mas ao longo do tempo foi divulgando detalhes sobre novo caça. O modelo poderia alcançar a velocidade máxima de 2.900 km/h e voar acima dos 20.000 metros. O voo de cruzeiro, velocidade em que o avião é mais eficiente, seria supersônico e o avião poderia atacar até 10 alvos ao mesmo tempo.

Como o F-22, o caça russo levaria seus armamentos, como mísseis e bombas, escondidos dentro da fuselagem para se “camuflar” em meio as ondas de radar. Desta forma, a aeronave poderia invadir um espaço aéreo hostil e atacar seu objetivo sem ser detectado.

O evento de apresentação do caça começa no dia 25 de agosto. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem presença confirmada na amostra.

Do Airway


Nota do Vinna: Vários especialistas sugerem que algumas das tecnologias e design da MiG foram incorporadas pela China quando esta desenvolveu o caça J-20.

Nota2 O post da Airway foi devidamente corrigido ja que o caça será apresentado em amostra estática.