Confirmando noticias da Janes, e do site digital Defesa Aérea & Naval o Brasil teria decidido adquirir o navio de assalto anfíbio LPD Classe Foudre  L 9012 "Siroco", após as desistências do Chile e Portugal.

As negociações foram conduzidas pela Embaixada da França em Brasília e a possibilidade de esta operação ter sido de fato admitida por interlocutores da Marinha Brasileira. Localmente o navio seria classificado como Navio Anfíbio Multipropósito (NAM), e deverá ser batizado de G-40 "Bahia". O navio deverá passar por uma manutenção no estaleiro da DCNS e será então entregue a sua tripulação ate o final do ano. Ele irá substituir o antigo NDD Ceará, com graves problemas de manutenção.
Navio polivalente logístico francês estava à venda por 80 milhões de euros.Trata-se de um navios do tipo LPD com uma doca alagável que permite a saida de lanchas de que transportam militares e equipamentos até à área de desembarque. Possue dois pontos de aterragem para helicópteros e um Hangar que pode guardar dois helicópteros do tipo Super Frelon ou Super Puma. Um terceiro ponto de aterragem pode ser improvisado por cima da área correspondente à cobertura da doca, à popa. O elevador central possui capacidade para 52t permite colocar veículos na coberta/pista de pouso com alguma facilidade e a carga e descarga é complementada com um guincho de 12m com capacidade para elevar 37t. Os navios dessa classe podem em caso de emergência transportar até 1600 militares para operações de desembarque e estima-se que os navios possam transportar um total de aproximadamente 700 pessoas, durante 30 dias a 15 nós, permitindo atingir pontos a quase 19.000 km de distância.

By Vinna - Com Informações do Defensa.com