O Quantum Artificial Inteligence Lab anunciou hoje um acordo de sete anos com a D-Wave Systems para investir em computação quântica. Parte do acordo envolve a incorporação, às suas instalações, de um processador quântico D-Wave 2X, um dos equipamentos mais avançados do mundo nessa categoria.

O Laboratório é uma iniciativa da NASA em parceria com o Google e a Universities Space Research Association (associação de pesquisa espacial das universidades dos EUA). A agência espacial pretende utilizar o equipamento para realizar pesquisas sobre missões espaciais sem tripulação e melhorar sua estrutura de suporte e controle de missões.

O Google, por sua vez, pretende usar a tecnologia para melhorar suas funcionalidades e programas, como a ferramenta de buscas e seu algoritmo de reconhecimento de voz, segundo a Fortune. O acordo prevê também que futuras gerações de sistemas da D-Wave sejam instaladas no NASA Ames Research Center assim que forem lançadas.

Computadores quânticos

O D-Wave 2X é um processador quântico que possui mais de mil qubits (a versão quântica dos bits da computação tradicional). A natureza da máquina exige que ela opere na temperatura extremamente baixa de, no máximo, 15 milikelvin (aproximadamente -273ºC, 180 vezes mais frio que o espaço interestelar), por conta da fragilidade dos qubits.

A temperatura baixíssima também é necessária para criar o efeito de supercondutividade nos componentes do computador quântico. Com isso, é possível enviar sinais elétricos aos componentes sem qualquer tipo de resistência. O vídeo abaixo, da própria D-Wave, explica (em inglês) a necessidade da refrigeração e mostra os equipamentos utilizados:


O investimento nesse tipo de computadores, no entanto, pode ser bastante justificado: enquanto os bits de processadores normais podem assumir apenas os valores 1 ou 0, os qubits podem assumir os valores 1, 0 ou os dois ao mesmo tempo.

Isso torna os computadores quânticos extremamente bons em resolver problemas com grandes números de variáveis, pois eles são capazes de testar todas as possibilidades ao mesmo tempo. Alguns problemas que podem ser resolvidos quase instantaneamente por computadores quânticos levariam mais tempo do que a idade atual do universo para ser resolvidos por supercomputadores tradicionais.

Outras empresas vêm investindo para superar um dos maiores obstáculos à viabilização dos computadores quânticos, que é a aferição de erros. Isso porque os métodos tradicionais de verificação de erros, ao serem aplicados aos qubits, podem acabar mudando seus valores.