Investimento levará o programa ALIAS para sua segunda fase; Objetivo é sofisticar o sistema de forma geral, aumentando segurança em voos.
O desenvolvimento de um sistema autônomo que pode ajudar pilotos a tomarem conta de uma aeronave recebeu outro grande impulso nesta semana com o investimento de U$S 15.3 milhões da DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) concedido à Aurora Flight Sciences. O valor contribuirá para o desenvolvimento da segunda fase do software.
Segundo a DARPA, o sistema de piloto automático chamado de Aircrew Labor In-Cockpit Automation System - ou ALIAS - prevê um kit de software removível adaptável que permite a adição de altos níveis de automação em aeronaves existentes.
O programa ALIAS tem sido responsável por avanços consideráveis em sistemas de automação para aeronaves nos últimos 50 anos, assim como avanços na automação de aeronaves remotamente pilotadas, para ajudar a reduzir a carga de trabalho piloto, aumentar o desempenho de missão e melhorar a segurança das aeronaves.
Como um sistema autônomo, o ALIAS executaria uma missão planejada desde a decolagem a aterrissagem, mesmo em um contexto onde o sistema da aeronave possa falhar.  
O sistema incluiria um estado persistente de monitoramento e rápido procedimento de resposta e forneceria um meio potencial para aumentar ainda mais a segurança do vôo. Interfaces de toque e de voz de fácil utilização poderiam permitir a interação do supervisor ALIAS, afirmou DARPA.
A segunda fase do programa terá como objetivo sofisticar o sistema de forma geral, reduzir riscos, demonstração de rápida instalação e mais demonstrações durante o voo, informou a DARPA.

Do IDG Now