Arqueólogo amador fez descoberta com ajuda de detector de metais. Moedas datam de 1831 a 1910 e podem valer cerca de 45 mil euros.

 Um arqueólogo amador na Alemanha encontrou uma coleção histórica de moedas de ouro valendo cerca de 45 mil euros, provavelmente enterrada durante a era nazista ou pouco após a Segunda Guerra Mundial, disseram especialistas nesta quarta-feira (15).

Armado com um detector de metais, Florian Bautsch descobriu 10 moedas numa cavidade sob uma árvore perto da cidade de Lueneburg, norte do país, e profissionais desde então escavaram outras 207.

As moedas são de origem francesa, belga, italiana e austro-húngara e datam de 1831 a 1910.

Dois selos de alumínio apresentando suásticas, águias e as palavras "Reichsbank Berlin 244" também foram descobertos sob o campo onde estavam as moedas. O banco central alemão era chamado de "Deutsche Reichsbank" durante a era nazista e uma análise do metal nos selos sugere que eles foram feitos após 1940.

"Isso tudo foi encontrado sob um pinheiro que tem cerca de 50 anos de idade... e que deve ter crescido depois... então sabemos que elas devem ter sido enterradas nos últimos dias da guerra ou pouco depois", disse o arqueólogo local Mario Pahlow à Reuters.

Ele e outros arqueólogos que analisam a coleção dizem que as moedas eram provavelmente parte das reservas de ouro do Deutsche Reichbank e o fato de estarem enterradas sugere que foram roubadas.

Do G1