Durante a sua visita à Malásia, o ministro de Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, discutiu o interesse de Kuala Lumpur em comprar um dos dois porta-helicópteros da classe Mistral que foram inicialmente encomendados pela Rússia, informou a Bernama, agência noticiosa malaia, citando o representante da delegação francesa. Na terça-feira, o primeiro-ministro malaio Najib Razak se encontrou com Le Drian e responsáveis da indústria militar. Segundo a Bernama, Le Drian e Hishammuddin Hussein, seu homólogo malaio, vão presidir o Comité de Defesa Franco-Malaio.

Mais cedo, o jornal francês Tribune informou que a Malásia expressou o interesse na compra de um porta-helicópteros Mistral nos próximos 10 anos. Entre os pretendentes está também a Índia, que Le Drian vai visitar no fim da sua viagem asiática.

Em 2011, a Rússia e a França assinaram um contrato de 1,12 bilhão de euros para a construção em França de dois navios Porta Helicópteros da Classe Mistral. Paris suspendeu o contrato em 2014, alegando uma suposta participação de Moscou no conflito ucraniano.
A França prometeu reembolsar a Rússia da totalidade da soma paga pelos navios, enquanto o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, disse mais tarde que a restituição seria inferior ao preço original.