A febre provocada na Polônia pela descoberta, até agora sem confirmação, de um "trem de ouro nazista" levou à descoberta de dois túneis ferroviários construídos pelos alemães, anunciou nesta sexta-feira (11) um pesquisador de Walbrzych (sudoeste).
As duas construções fazem parte do imenso complexo subterrâneo batizado "Riese" (Gigante) construído durante a guerra pelos alemães nos Montes Sowie.
"São dois túneis e de um conjunto subterrâneo que fazem parte dos complexos subterrâneos já descobertos e em grande parte abertos aos turistas na cidade de Walim", anunciou Krzysztof Szpakowski, presidente da Associação do Museu Riese, durante uma coletiva de imprensa.
"Os nazistas construíram nesta região toda uma cidade subterrânea ao longo de 200 hectares (...) que deveria permitir aos próximos de Hitler sobreviver durante alguns anos em caso de ataque nuclear", explicou Szpakowski.
Segundo ele, no interior dessas instalações "pode haver de tudo, mas sobretudo material militar e material de construção".
"Seria irresponsável da minha parte afirmar que há tesouros, como a famosa Câmara de Âmbar, roubada pelos nazistas em Leningrado (atualmente São Petersburgo) e procurada há 70 anos, ou de um trem carregado de ouro", disse ele, ironizando a comoção despertada há algumas semanas pelo anúncio, ainda não confirmado, da descoberta na mesma região de um comboio contendo tesouros.

Do G1