Parte do esquadrão da Força Aérea Brasileira (FAB), os aviões P-95 Bandeirante Patrulha, conhecidos como Bandeirulha, estão ganhando novos equipamentos.

Oito aeronaves estão sendo modernizadas. A primeira delas foi entregue no último dia 15 de setembro.

Agora chamado P-95M, o avião – com matrícula 7103 – conta com o radar Seaspray 5000E e tem condições de detectar navios de grande porte a até 370 quilômetros de distância, registrar imagens de alta resolução durante a varredura, acompanhar 200 alvos simultaneamente, realizar mapeamento de terrenos e detectar aeronaves, entre outras funções.
Os sistemas de comunicação também foram substituídos. O novo painel da cabine foi construído de maneira a facilitar a visualização dos recursos pelo piloto.
A aeronave – utilizada em missões de busca e salvamento no continente e no mar – será empregada pelo Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV), localizado em Florianópolis (SC).
“O novo P-95 reafirma a projeção de ponta dessa aviação, que está na vanguarda da patrulha marítima na América do Sul”, avalia o comandante da Segunda Força Aérea (FAE II), Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez.
O processo de modernização está sendo realizado no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), no Rio de Janeiro. Além da unidade da Força Aérea na capital catarinense, os P-95M modernizados serão operados pelo esquadrão Netuno (3º/7°GAV), localizado em Belém (PA).
Ao lado dos P-3AM do Esquadrão Orungan, que opera a partir de Salvador (BA), os P-95 são responsáveis pelo monitoramento e vigilância da área econômica exclusiva e, por meio de tratados internacionais, também da área de plataforma continental brasileira. As informações coletadas ajudam no combate à pesca ilegal, pirataria e crimes ambientais, entre outros.
Também estão passando por processos de modernização aeronaves recebidas pelo Brasil na década de 1970 e 42 unidades do avião C-95 Bandeirante.

Fonte: Portal Brasil com informações da Força Aérea Brasileira