Há 10 dias, um advogado da cidade polonesa de Wroclaw na Baixa Silésia provocou uma histeria coletiva na região quando revelou à imprensa local que duas pessoas, um polonês e outro alemão, cujas identidades ainda não foram reveladas, lhe contaram ter descoberto um trem alemão nazista cheio de ouro, desaparecido no final da Segunda Guerra Mundial em um labirinto de túneis construídos na região pelo Exército alemão.

Só daremos a localização exata do trem se recebermos 10% do tesouro como recompensa”, disseram ao advogado. Desde então, uma avalanche de caçadores de tesouros vindos de todos as regiões da Europa chegaram ao local para tentar descobrir o túnel secreto, onde supostamente está o trem nazista.

A histeria coletiva vivida nos últimos dias pela cidade de Walbrych se transformou em delírio quando o vice-ministro da Cultura polonês, Piotr Zuchowski, confirmou a existência do trem depois de examinar uma série de imagens feitas na área por um radar especial utilizado para sondagens terrestres. “Pessoalmente estou 99% seguro da existência do trem, mas no momento não podemos verificar seu conteúdo”, disse Zuchowski. “Tem 100 metros de comprimento e é uma excepcional descoberta”.

Segundo o vice-ministro da Cultura polonês, os dois caçadores de tesouros que afirmam conhecer o local exato de onde está o trem descobriram sua localização graças a um mapa desenhado por uma pessoa antes de morrer. “Essa pessoa disse em uma declaração no leito de morte que o trem estava minado”, disse Zuchowski.

Os rumores que há décadas circulam na região dizem que um trem nazista blindado e carregado de armas, mas também possivelmente de joias, ouro, obras de arte e documentos confidenciais desapareceu entre os quilômetros 61 e 65 da via férrea que liga Wroclaw a Waldbryzich, na Baixa Silésia, uma região que era território alemão e que foi anexada pela Polônia após o final da II Guerra Mundial.

Nos arredores da cidade de Waldbryzich, localizada em uma região montanhosa, os nazistas construíram uma rede de túneis utilizada sob o codinome riese (gigante em português) para continuar produzindo material bélico e protegê-la dos ataques aéreos dos aliados. Segundo informações oficiais das autoridades polonesas, aproximadamente um terço da rede de túneis foi investigada e uma pequena parte foi aberta ao público.

Se a existência do trem nazista for confirmada com o suposto tesouro que se encontra em seu interior — acredita-se em mais de 300 toneladas de ouro —, o Estado polonês se transformaria no dono do tesouro. Mas a suposta existência do trem alertou o Congresso Judaico Mundial, que informou que qualquer objeto de ouro, pedras preciosas e outros objetos de valor que se encontram no trem foram roubados de judeus poloneses pelos nazistas durante a guerra.

“É essencial que sejam adotadas todas as medidas para devolver essas propriedades aos seus legítimos donos ou aos seus herdeiros”, disse em um comunicado o diretor geral da organização, Robert Singer.

Do EL Pais