Uma startup americana está desenvolvendo um avião particular que pousa e decola verticalmente, como um helicóptero. Chamado de TriFan 600, o avião da XTI Aircraft tem capacidade para cinco pessoas (mais o piloto) e sua velocidade máxima será de 629 km/h.

O TriFan 600 terá três dutos que o impulsionam para cima, na posição vertical. Após a decolagem, duas hélices mudam da posição paralela para a perpendicular para que o avião seja impulsionado para a frente.

Em seguida, uma terceira é coberta por uma porta deslizante para que a aerodinâmica não seja afetada.

Segundo o site da startup, o avião poderá decolar em 90 segundos e chegar a uma altitude de 9.100 metros. Além disso, o TriFan 600 economiza 2,3 horas de voo para o passageiro, quando comparado com helicópteros. A autonomia de voo da aeronave deverá ficar entre 1.200 e 1.900 quilômetros.

Para que o projeto saia do papel, a XTI Aircraft está angariando fundos a partir da StartEngine -- uma plataforma que permite que empresas façam investimentos em produtos e serviços, em troca de uma parcela dos lucros.


A startup pretende fazer uma pré-venda do avião -- que custará entre 10 milhões e 12 milhões de dólares. Os interessados poderão fazer um depósito reembolsável e reservar um TriFan 600. Ainda não há data para o início da fabricação do avião.

O vídeo abaixo (em inglês) mostra como o TriFan 600 funciona:


Da Exame 



Nota: O Princípio é o mesmo do Quinjet da Shield - O Quinjet é um suposto jato tecnologicamente avançado da SHIELD freqüentemente usado pelos Vingadores para o transporte. Quinjets possuem exclusivos capablities de vôo graças a suas asas originais que contêm fãs dutos. Enquanto a maioria dos primeiros Quinjets eram leves em armas. iniciativa SHIELD: o Projeto Visão introduziu uma série de Quinjets com uma ampla gama de armas.