Um metal composto de ar parece algo realmente estranho — e de fato é. Mas este é o apelo da Boeing em torno do novo metal fabricado por ela, apontado pela própria companhia como “o mais leve do mundo”. O produto foi desenvolvido após pesquisa conjunta com a Universidade da Califórnia, o HRL Laboratories e o Instituto de Tecnologia da Califórnia.

O material em questão é composto de inúmeros microtubos mais finos do que um fio de cabelo humano. Eles se entranham entre si para formar uma malha metálica fina, leve e ultrarresistente, como um tecido — é por isso que a Boeing informa que seu novo metal é “99,99% ar”.

A pesquisadora Sophia Yang, do HRL Laboratories, usa o cenário de um ovo caindo da altura de prédio de 25 andares para destacar as potencialidades do produto. Segundo ela, enquanto normalmente seria necessário envolver o ovo em inúmeros metros quadrados de plástico bolha para que ele caísse sem quebrar, bastariam algumas camadas do novo metal para manter o objeto protegido.

Isso porque ele é capaz de absorver todo o impacto causado ao ovo, servindo como armadura ideal para ele. O envolvimento da Boeing no projeto torna óbvia a intenção de, no futuro, utilizar este material na fabricação de aviões. Além disso, aplicações em outras indústrias, como a automotiva, também estão no radar de possibilidades.

De acordo com a doutora Yang, usar um material mais leve na fabricação desses veículos pode colaborar consideravelmente para a economia de combustível.

Fonte: Boeing/YouTube - Via Canaltech