A França negocia com a Arábia Saudita contratos no valor de 10 bilhões de euros, de acordo com informações publicadas nesta terça-feira (13) pela agência de notícias Reuters. O valor foi divulgado pelo primeiro-ministro francês, Manuel Valls, pelo Twitter, após uma viagem de quatro dias ao Oriente Médio.

Segundo a Reuters, as negociações incluem o fornecimento de 30 barcos de patrulha ao país árabe, além de equipamentos para satélites e de telecomunicações. A agência acrescentou, porém, que a maioria dos acordos ainda precisa ser concluída, de acordo com um comunicado do governo francês.
 

Segundo o Defense News,  Airbus Defence and Space e Thales Alenia Space se uniram para fazer uma oferta conjunta de dois satélites de observação e dois de telecomunicações. A oferta dos europeus ocorre depois de uma oferta similar realizada pela indústria norte-americana. 

Tal acordo espaço reflete a determinação da Arábia Saudita em ter sua própria frota de satélites militares após a aquisição pelos Emirados Árabes Unidos de dois satélites de espionagem no âmbito do programa Falcon Eye, (de origem americana ao custo de US $ 930.000.000). O fornecimento dos satélites gira em torno de 2 bilhões de dolares.

As negociações para o fornecimento de lanchas rápidas de patrulha (de até 30 metros) para equipar a Marinha saudita envolve a cifra de US $ 600 milhões e atraiu ofertas das empresas Engenharia Mecânica de Normandie , Couach , DCNS e Oceani.  

By Vinna