A Guarda Costeira da Líbia anunciou o resgate nesta terça-feira de 346 migrantes que estavam a bordo de três botes a 35 km de Trípoli.

"As embarcações foram interceptadas 35 km ao leste de Trípoli. Nos dois primeiros botes estavam 230 migrantes, incluindo 34 mulheres e quatro crianças, e no terceiro viajavam 116 migrantes, incluindo 54 mulheres e duas crianças", disse à AFP Mohamad Jannane, oficial da Guarda Costeira líbia.

"Nos informaram sobre a presença das embarcações na segunda-feira à noite. A operação de resgate aconteceu entre 1H00 e 4H00. Nossos barcos são pequenos e ficaram lotados", disse Jannane.

Os migrantes foram levados para a base naval de Trípoli antes do transporte para centros de retenção.

A Itália resgatou 1.151 pessoas no Mediterrâneo apenas na segunda-feira, em 11 operações distintas coordenadas pela Guarda Costeira do país na costa da Líbia.
A ilha italiana de Lampedusa fica a apenas 300 km da Líbia.

A Líbia, com 1.770 km de costa, se tornou um ponto de passagem dos migrantes que aspiram chegar à Europa. Os traficantes de pessoas se aproveitam do caos no país, afetado pela violência e dividido entre dois governos rivais, que carece de controles nas fronteiras.

Quase 515.000 migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde o início de 2015 e quase 3.000 morreram ou estão desaparecidos, segundo a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).