O Iraque estudará qualquer proposta da Rússia para bombardear o grupo Estado Islâmico em território iraquiano, declarou o primeiro-ministro Haider al-Abadi em uma entrevista ao canal de televisão francês France 24.
Ao ser perguntado se o governo iraquiano está discutindo com a Rússia a possibilidade de bombardear o EI no Iraque, Al-Abadi respondeu: "ainda não".

"Mas é uma possibilidade. Se nos disser a proposta, a estudaremos", acrescentou nesta entrevista, feita em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU.

A Rússia disse nesta quinta-feira que estava disposta a examinar a ideia de bombardeios aéreos no Iraque se o governo iraquiano ou uma resolução do Conselho de Segurança da ONU pedissem.

"Se recebermos um pedido deste tipo do governo iraquiano ou se houver uma resolução do Conselho de Segurança da ONU (...) estudaremos a pertinência política e militar" de realizar bombardeios, disse um funcionário de alto escalão do ministério russo das Relações Exteriores.

Mais tarde, no entanto, o chanceler russo, Serguei Lavrov, disse que a Rússia não está planejando estender sua campanha aérea ao Iraque.

"Não estamos planejando expandir nossos ataques aéreos ao Iraque", disse. "Não fomos convidados, não nos pediram, e somos pessoas educadas, como vocês sabem. Não vamos se não somos convidados", acrescentou.

A Rússia lançou na quarta-feira seus primeiros ataques aéreos na Síria, que está afundada em uma guerra civil que já deixou cerca de 250.000 mortos em quatro anos e meio.

Nesta quinta-feira Moscou realizou novos bombardeios contra inimigos do regime de Bashar al-Assad no noroeste e no centro da Síria, reafirmando que combate tanto o grupo jihadista Estado Islâmico quanto outros grupos terroristas.