A Rússia não prevê alargar ao Iraque os ataques aéreos contra posições do grupo extremista Estado Islâmico na Síria, afirmou esta quinta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov. "Não estamos a planear expandir os nossos ataques aéreos ao Iraque", disse o ministro numa conferência de imprensa à margem da Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque.

"Não fomos convidados, não nos foi pedido, e somos pessoas educadas, como sabem. Se não somos convidados, não vamos", disse.

A declaração de Lavrov surge horas depois de uma diplomata russa, Ilya Rogachev, ter dito à agência RIA Novosti que Moscovo estaria disposto a avaliar a possibilidade de atacar posições do Estado Islâmico também no Iraque, se houvesse um pedido nesse sentido do governo de Bagdad ou do Conselho de Segurança da ONU. Após esta informação, o primeiro-ministro iraquiano, Haidar al-Abadi, manifestou a abertura a uma tal intervenção por parte da Rússia.

Do CM
A Rússia não prevê alargar ao Iraque os ataques aéreos contra posições do grupo extremista Estado Islâmico na Síria, afirmou esta quinta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov. "Não estamos a planear expandir os nossos ataques aéreos ao Iraque", disse o ministro numa conferência de imprensa à margem da Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque. "Não fomos convidados, não nos foi pedido, e somos pessoas educadas, como sabem. Se não somos convidados, não vamos", disse. A declaração de Lavrov surge horas depois de uma diplomata russa, Ilya Rogachev, ter dito à agência RIA Novosti que Moscovo estaria disposto a avaliar a possibilidade de atacar posições do Estado Islâmico também no Iraque, se houvesse um pedido nesse sentido do governo de Bagdad ou do Conselho de Segurança da ONU. Após esta informação, o primeiro-ministro iraquiano, Haidar al-Abadi, manifestou a abertura a uma tal intervenção por parte da Rússia.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/russia_nao_preve_fazer_ataques_aereos_no_iraque.html