https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_dxSdzVvdy-BrsBc9OfMsMTgXkIZTMLdj1jjVZGw4k1DEfVPUOYEJdLqFobGbozyev4QibCEKdh1raY1MgANtwXIK17yPh7Ki80CVDjgZ5-PgSQkgu_XB97leQZVfwDnoAxgh5eUagkJl/s300/statue_of_liberty_USA_+1024x768.jpgDurante uma conferência à imprensa, o presidente americano Barack Obama finalmente esclareceu se o governo monitora as mensagens em redes sociais de estrangeiros que entram nos EUA. A resposta curta: definitivamente sim.
Por enquanto, o Departamento de Segurança Interna não admitiu monitorar contas privadas em redes sociais de pessoas que solicitam visto para os EUA. Mas pode apostar que tudo dito em uma conta pública do Twitter ou post aberto do Facebook pode ser usado para fiscalização por agências da lei.
Obama respondeu o seguinte a uma pergunta da Reuters:
Sobre a questão de analisar redes sociais de quem está obtendo visto, acho que eu não fui tão claro. É importante distinguir entre as mensagens que são públicas – uma página do Facebook – contra comunicações privadas através de redes sociais ou aplicativos. Nossos profissionais da polícia e de inteligência estão monitorando constantemente posts públicos, e isso faz parte do processo de análise do visto – essas pessoas estão investigando o que os indivíduos disseram publicamente, e fazem questões sobre quaisquer declarações que foram feitas.
Mas no caso de comunicações privadas entre duas pessoas, isso é mais difícil de discernir, por definição. E uma das coisas que vamos fazer é nos envolver com a comunidade da alta tecnologia para descobrir como podemos, de uma forma adequada, fazer um trabalho melhor se tivermos uma pista, para podermos rastrear suspeitos de terrorismo.
Mas nós precisamos reconhecer que nenhum governo terá a capacidade de ler mensagens de texto, e-mails ou posts em redes sociais de toda e qualquer pessoa. Se não for postado publicamente, então teremos questões de viabilidade que são provavelmente insuperáveis em algum nível. E você sabe que isso levanta algumas dúvidas sobre os nossos valores.
Tenha em mente que, há apenas dois anos, estávamos tendo um grande debate sobre se o governo estava se tornando muito parecido com o Grande Irmão. E no geral, eu acho que nós já atingimos o equilíbrio ideal em proteger as liberdades civis e garantir que a privacidade dos cidadãos americanos seja preservada.
Eu recentemente passei por um processo de pedido de residência permanente com a minha esposa, que é uma cidadã australiana, e estávamos muito conscientes disso. Nós certamente tínhamos como certo que todas as nossas contas públicas em redes sociais estavam sendo monitoradas, mesmo que o governo não tivesse dito isso publicamente.
Isso não mudou radicalmente a forma como nós nos comportamos online, mas certamente deixa você mais atento ao fato de que vivemos em um admirável mundo novo de vigilância governamental – tudo graças à nossa própria vontade de tornar públicas as nossas vidas. Se você é um usuário pesado de redes sociais e quer viajar (ou se mudar) para os EUA, saiba que seus perfis serão monitorados de perto.