Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia  inicia sua viagem ao Brasil, desde o francês de Toulon. A Marinha do Brasil o incorporou oficialmente através da Portaria Nº 554/MB, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015.

O navio, originalmente designado Siroco (L9012), foi adquirido da Marine Nationale (Marinha da França), que o desativou em julho último. A identificação do seu casco na MB será G40. De acordo com edital de dispensa de licitação será pago pelo Bahia cerca de R$ 340 milhões, valor que inclui diversos acessórios e armamento orgânico. Ainda não foi informada oficialmente data de chegada ao Brasil.

O navio estava atracado no porto francês de Toulon para receber os reparos e modernizações contratados pela Marinha do Brasil junto a empresa francesa DCNS, o navio de desembarque multipropósito G 40 Bahia (ex-Siroco) já está com o seu grupo alfanumérico em seu costado, e o pavilhão brasileiro na popa, a empresa DCNS receberá cerca de € 7,5 milhões pelos serviços. Espera-se a conclusão dos serviços com a chegada do navio no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, onde o G40 será submetido a vistorias e checagens que permitirão à Diretoria de Abastecimento organizar o sistema de suprimentos mais adequado a nova embarcação.

By Vinna