Um submarino norte-coreano desapareceu no início desta semana, quando estava em operações na costa leste da Coreia do Norte, segundo informações publicadas hoje (12) nos Estados Unidos. O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse à AFP que Seul investiga essas informações.
Representantes do Pentágono não comentaram o assunto. A Coreia do Norte opera uma frota de cerca de 70 submarinos e a maior parte deles está obsoleta.
Apesar da limitada capacidade ofensiva, esses submarinos ainda representam ameaças substanciais para os navios sul-coreanos.
Pyongyang emitiu hoje nova ameaça de retaliação às forças da Coreia do Sul e dos Estados Unidos envolvidas em exercícios militares conjuntos.

Da Agencia Lusa - Via EBC

A Coreia do Norte teria perdido contato com um de seus submarinos no início da semana, anunciou nesta sexta-feira (11) a emissora CNN, citando fontes do governo dos Estados Unidos. Satélites, aviões e navios norte-americanos monitoraram ao longo dos últimos dias agentes da Marinha norte-coreana que buscavam o submarino desaparecido.

As autoridades dos EUA, porém, não sabem se o submarino está à deriva ou se afundou. O certo é que o veículo sofreu algum problema durante testes. Na semana passada, o regime de Pyongyang ameaçou usar armas nucleares contra os EUA, em resposta às atividades militares que o país realiza anualmente em conjunto com a Coreia do Sul.

Do JB

Nota: Segundo o "Business Insider" a Coreia do Norte possui numericamente a maior frota de submarinos do mundo, contando com um total de 78 submarinos, ficando atrás do EUA (72), China (69), Rússia (63) e Irã (31). Os submarinos Norte Coreanos são obsoletos e possuem tecnologia dos anos 1960/1970.