Caças Grumman F6F Hellcat; modelos do tipo perseguiram UFOs próximo a instalações atômicas em 1945
Caso aconteceu sobre uma instalação atômica que produzia material para o Projeto Manhattan, que construiu as bombas atômicas utilizadas contra o Japão.


Um dos assuntos mais recorrentes na pesquisa ufológica tem sido o interesse que os UFOs manifestam sobre as instalações de energia nuclear na Terra. Seja usinas de força ou bases militares dotadas de armas atômicas, nossa utilização desse tipo de energia parece estar sendo cuidadosamente monitorada, e aparentemente desde o princípio.

Documentos recentemente desclassificados comprovam que instalações do Projeto Manhattan, que durante a Segunda Guerra Mundial produziu as bombas atômicas utilizadas naquele conflito, foram sobrevoadas por UFOs. 


O pesquisador Robert Hastings, autor do livro Terra Vigiada, um dos maiores sucessos da Biblioteca UFO, descobriu a respeito do caso envolvendo a instalação de produção de plutônio de Hanford graças a uma mensagem de 2009.

O autor desta foi o tenente da Marinha norte-americana Clarence R. “Bud” Clem, cujo grupo de aviadores foi transferido em março de 1945 para a Estação Aérea Naval de Pasco, a pouca distância de Hanford. Em 2013, o ex-piloto foi entrevistado, como parte do projeto de um documentário que está sendo realizado por Hastings, e cujo vídeo pode ser conferido abaixo. 


A documentação descreve os acontecimentos da seguinte forma: “Resultando de uma aeronave não identificada sobrevoando as instalações da Companhia de Engenharia Hanford em Pasco, Washington, em pelo menos três noites ao longo do último mês… este quartel-general requereu do Comando de Defesa do Oeste a instalação de luzes de busca.


O Décimo-Terceiro Distrito Naval fez arranjos, junto com a Estação Aérea Naval de Pasco, de empregar tanto radares quanto aeronaves de caça para tentar interceptar essas aeronaves não identificadas. O espaço sobre a Companhia Hanford é área restrita. Nossa bateria de luzes de busca foi instalada em 15 de janeiro; um incidente aconteceu desde essa data no qual um contato radar foi feito, e uma tentativa de interceptação noturna novamente falhou”.