Aquiraz, foi a primeira vila do Ceará. E disputou com Fortaleza durante um bom tempo a hegemonia.

Em 1699, iniciou-se a escolha do local de implantação do pelourinho que era o indicativo oficial da criação da Vila do Ceará. A carta-régia com o ato de criação da vila não especificava onde deveria ser construída a coluna de pedra ou madeira simbolizando a autonomia municipal.

Assim a sede da Vila do Ceará ficou de um lado para o outro, ora em Aquiraz, como queriam os membros da então poderosa Câmara Municipal, ora às margens do Pajeú, junto ao forte de N.S. da Assunção, como defendiam os militares. 

No dia 27 de junho de 1713, depois de muitas idas e vindas, o pelourinho foi finalmente, instalado em Aquiraz. Ocorre que passado alguns dias a vila (Aquiraz) foi alvo de um violento
ataque dos índios Paiacus e Anassés.

Neste ataque morreram cerca de 200 habitantes. A vila foi dizimada e todos os sobreviventes fugiram para a Fortaleza deixando a vila vazia.

A ofensiva levou os próprios integrantes da Câmara, os chamados camareiros, a mudarem de ideia, e passarem a defender que a sede da Vila fosse Fortaleza.

Contrariado com a situação, o rei de Portugal, D. Manuel, em vez
de simplesmente transferir a sede da vila, mandou criar outra, em Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, em 13 de abril de 1726. A data marca oficialmente o marco zero da história de Fortaleza.

Assim a data de 13 de abril de 1726 comemora o dia da instalação da Vila de Fortaleza de Nossa senhora da Assunção da Capitania do Siará Grande, ocorrida há 290 anos.
Refere a data da emancipação política e administrativa do município, seu nascimento oficial. Marca também a data derradeira da instalação da Câmara Municipal de Fortaleza e da assembleia legislativa.

 
By Vinna - Vinicius Morais