Um incidente mal esclarecido terá posto frente a frente caças russos e israelitas, quando estes voavam no espaço aéreo sírio, ao longo da linha da costa.

O website do diário Times of Israel inventaria as notícias que ontem saíram em vários meios de comunicação israelitas, com versões desencontradas sobre o incidente. Assim, o Yedioth Aaronot relatava-o como um momento de tensão entre um caça israelita e um caça russo, que terá  descolado para interceptá-lo, mas sem consequências relevantes.
Já para a estação de televisão Channel 2, o incidente foi mais sério e envolveu uma esquadrilha russa e outra israelita, que estiveram à beira de uma verdadeira batalha aérea. O confronto só terá sido evitado no último instante, pela intervenção de um organismo de coordenação entre oficiais israelitas e russos.

Ainda uma outra versão, do Channel 10, sustenta que um caça russo foi ao encontro de uma esquadrilha israelita, mas sem ter havido risco iminente de confronto.

As notícias vieram agora a público, mas o incidente já tinha ocorrido há vários dias. Entretanto, na quinta feira, o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro ministro israelita Benjamin Netanyahu reuniram-se, tendo em agenda, especificamente, as medidas para impedir confrontos acidentais entre forças russas e israelitas no cenário da guerra civil síria. Netanyahu anunciou que voltaria à Rússia em 7 de junho próximo.
Ainda a respeito do incidente entre as duas forças aéreas, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, emitiu um desmentido, segundo o qual seriam "distantes da realidade" as notícias veiculadas pela imprensa israelita sobre o alegado confronto, ou sua iminência.

 Do RTP