As últimas manobras do multimilionário George Soros estão chamando a atenção de muitos meios de comunicação e provocando que muitas pessoas façam a mesma pergunta: George Soros sabe de algo que nós não sabemos?
A questão é que Soros está vendendo ações, comprando ouro e fazendo toda "uma série de grandes investimentos baixistas (bearish)".

E isso é especialmente chamativo, visto que se economia se mantém relativamente estável como está neste momento, estes movimentos provavelmente custarão a George Soros uma enorme quantia de dinheiro.

No entanto, se estamos a bordo de uma grande crise financeira, então Soros conseguirá uma quantidade obscena de lucros graças às suas manobras.


Por exemplo, segundo revelado pelo The Wall Street Journal, após um parênteses de quase um década de duração, George Soros voltou ao campo dos negócios com toda sua força, "atraído pela oportunidade de beneficiar-se do que ele mesmo intui ser graves problemas econômicos".

Por isso, Soros realizou pessoalmente "uma série de grandes investimentos baixistas", com a intenção de tirar proveito de uma iminente agitação econômica.

A última vez que Soros, um homem de 85 anos, se envolveu desta maneira nas operações de sua empresa, foi no ano de 2007, quando preocupado a bolha imobiliária, empregou uma manobra semelhante, o que resultou em dois anos seguintes, durante o início da crise, em lucros de mais de 1 bilhão de dólares.

Soros além disso, está investindo na compra de ouro e de ações de minas de ouro, uma manobra típica dos investidores que consideram o ouro como um refúgio em tempos de agitação econômica.

Um dos aspectos que preocupam particularmente a Soros, é a iminente votação na Grã Bretanha que decidirá sua continuidade na União Europeia, o chamado Brexit.


Se o Reino Unido deixar a UE (algo que agora parece que possa acontecer), as consequências a curto prazo para a economia europeia poderiam ser potencialmente catastróficas.

A isso devemos acrescentar que, Soros também afirma que existe uma clara possibilidade de que a União Europeia entre em colapso devido a crise imigratória e os problemas na Grécia.

"Se a Grã-Bretanha sair, isso poderia desencadear um êxodo geral, e a desintegração da União Europeia será praticamente inevitável", afirma o multimilionário.

A votação do Brexit ocorrerá no próximo dia 23 de junho.

Mas Soros não está apenas preocupado por um Brexit potencial. A desaceleração econômica da China também lhe preocupa muito, e tudo isso contribui para que sua empresa realize apostas extremamente baixistas.


Claro que Soros não está sozinho em sua perspectiva baixista. Na verdade, o Goldman Sachs acaba de advertir que "pode haver um risco significativo de quedas nos mercados"...

- Goldman Sachs está se colocando nervoso acerca das bolsas.

Em uma nota aos seus clientes, o estrategista de ações Christian Mueller-Glissmann, esboçou os temores da empresa de que pode haver um risco significativo de quedas nos mercados.


Sabemos que há vários meses, notícias deste tipo vêm se repetindo, em forma de advertências feitas por todo tipo de "especialistas econômicos".

Mas neste caso, o que temos é um grande investidor que realiza uma manobra de proteção ante o que ele acredita se aproximar.

Como já dissemos outras vezes, você deve-se alarmar quando os ratos abandonam o barco e George Soros é um rato bem gordo...