A Força Aérea pondera substituir o F-15 pelo F-16 em meados da próxima década, disse a Guarda Nacional Aérea ao Congresso.

Segundo os militares, isso levará a alguma perda das capacidades de ataque "únicas" oferecidas pelos F-15, mas na era digital, o "sistema" da Força Aérea dos EUA tornou-se mais significativo do que qualquer aeronave que entre em ação. Em outras palavras, o campo de batalha mudou, e o F-15 pode em breve ser substituído.

"Como entramos na era digital", disse o tenente-general Scott Rice, "o sistema será mais importante do que a própria plataforma". O Pentágono ainda não chegou a uma decisão final sobre se e quando o F-15 fará a última missão.

"O F-15C serviu bem a nossa nação", comentou o major-general Scott West, "já que voa durante décadas. Também foi ele que nos deu a superioridade aérea. Atualmente o F-22 desempenha este papel."

A medida visa aumentar a eficiência da Força Aérea norte-americana através da redução do número dos sistemas aéreos operados.

Radares e sistemas técnicos adequados em cada avião são cruciais, mas os custos de atualização no caso do F-15 podem tornar-se muito altos. "Certamente, um F-15 agora é uma plataforma muito capaz […] mas temos de atender àquelas necessidades", disse o tenente-general.