O Ministério da Defesa da Polônia está escolhendo caças para reequipamento de sua Força Aérea. Autoridades militares do país estão analisando os caças americanos multifuncionais F-16 e F-35, que devem substituir os soviéticos SU-22 e MiG-29, informa o Ministério, citando o vice-ministro, Bartosz Kownacki.

 De acordo com Kownacki, a condição atual da aviação militar da Polônia em comparação a outras forças armadas pode ser considerada "aceitável", pois possui 48 caças F-16 de um e de dois lugares. Ao mesmo tempo, o vice-ministro notou que esta quantidade é insuficiente.

"Os antigos aviões SU-22 e MiG-29 devem ser substituídos por aviões de nova geração, mas a decisão se serão substituídos por F-16 ou por outros, por exemplo, por F-35, deve ser analisada pelo Ministério da Defesa", declarou Kownacki.

"Deve-se levar em consideração decisões razoáveis, pois somente elas devem ser analisadas a tempo", adicionou vice-ministro.

De acordo com ele, a partir de 2030 Varsóvia planeja aumentar as despesas da defesa de 2% do PIB para até 2,5% do mesmo.

Do Sputnik