Uma dupla de astronautas vai se aventurar do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS) nesta terça-feira (23) em uma caminhada espacial de emergência para substituir um computador que apresentou defeito neste sábado. 

Trata-se de um dos dois computadores que controlam sistemas importantes da estação, como radiadores, painéis solares e circuitos de refrigeração.
Desde sábado, a estação espacial está dependente de um sistema de backup. A tripulação atual do laboratório orbital, composta por cinco membros dos Estados Unidos, França e Rússia, não está em perigo, segundo a Nasa.
A atual comandante da estação, Peggy Whitson, e o engenheiro de voo Jack Fischer serão os responsáveis pela tarefa, que deve durar duas horas. Neste domingo, Whitson testou o equipamento que substituirá o computador defeituoso, que foi instalado no dia 30 de março.
A última caminhada espacial de emergência ocorreu em dezembro de 2015, quando dois astronautas americanos deixaram a estação para liberar os freios de um braço robótico.
A Estação Espacial Internacional é ocupada por uma tripulação rotativa composta de astronautas e cosmonautas e serve como um laboratório de pesquisa para biologia, ciência de materiais e experimentos de física, além de servir para observações astronômicas e sensoriamento remoto da Terra.
A estação, operada por 15 países, voa a cerca de 400 km acima da Terra e orbita o planeta a cada 90 minutos. Desde 2000, o laboratório orbital esteve constantemente tripulado. 

Do G1