O avião supersónico de passageiros está de volta e desta vez vai ser ainda mais rápido do que o famoso Concorde. A construtora aeronáutica Boom Supersonic, que está a desenvolver o aparelho, explica que as primeiras 10 unidades do avião foram reservadas pela companhia aeroespacial Virgin Galactic, mas o CEO da construtora, Blake Scholl, dá conta de que as restantes companhias aéreas estão também a entrar na corrida pela nova tecnologia que promete voar de Paris a Nova Iorque em apenas três horas e meia.
“As companhias aéreas estão entusiasmadas por poderem oferecer aos seus passageiros algo novo e diferente. Elas querem compartilhar a nossa visão de futuro sobre viagem supersónicas mais acessíveis e nós estamos ansiosos por partilhar esta tecnologia com elas”, afirmou Blake Scholl, numa conferência de imprensa em Paris sobre o futuro da aviação.
Blake Scholl avança que as primeiras unidades do XB-1 devem estar prontas para 2023. O avião supersónico será capaz de atingir a velocidade máxima de 2335 quilómetros por hora, sendo este 10% mais rápido do que o antecessor Concorde, que era capaz de atingir o dobro da velocidade do som.
Considerado um dos maiores feitos da engenharia aeronáutica, os aviões Concorde deixaram de voar depois de uma aparatosa queda em Paris, que causou a morte a 113 pessoas em 2000. A frota de 20 Concordes até então construídos, ao serviço da British Airways e da Air France, foi retirada de circulação e a maior parte dos veículos foram conservados em museus nos Estados Unidos e na Europa.
O novo protótipo supersónico vem equipado com 55 assentos de classe executiva ou 30 lugares de primeira classe para os voos mais longos. Viajar de Paris para Nova Iorque vai passar a demorar em média três horas, em comparação com as sete horas atuais, assim como uma viagem de São Francisco para Tóquio vai ser reduzida das 11 horas atuais para apenas cinco.
Pelo menos cinco companhias aéreas já manifestaram a intenção de comprar o modelo XB-1, totalizando-se um total de 76 pedidos junto da Boom Supersonic.
Estima-se que um bilhete em classe executiva de Londres para Nova Iorque custe à volta de 5 mil dólares (cerca de 4.500 euros).