Que a Rússia é um país em que tudo pode acontecer, a gente já sabe. No entanto, você sabia que os seus soldados estão prestes a se transformar personagens de um filme genérico de ficção-científica? Pois é mais ou menos isso o que vai acontecer, já que o exército russo acaba de revelar um novo tipo de uniforme que parece ter sido retirado do cinema ou mesmo de um videogame.

O uniforme é, na verdade, um exoesqueleto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Central para Construção de Máquinas de Precisão e funciona tanto como um equipamento de proteção avançada quanto como uma forma de otimizar o desempenho dos soldados. Isso porque ele foi projetado com uma tecnologia que diminui o cansaço dos combatentes. De maneira bastante resumida, é como se ele tivesse um motor interno que ajudasse o soldado em seus movimentos.

Porém, o que realmente chama a atenção no conceito de armadura é o capacete bastante diferente daqueles usados por outras forças de segurança. O design adotado aqui fica exatamente entre o usado pelos Stormtroopers, em Star Wars, e o capacete de Master Chief na série Halo, protegendo o usuário ao mesmo tempo em que intimida quem aparecer em seu caminho. 



Todo esse aparato serve para dar mais proteção aos soldados russos. O exoesqueleto conta com uma tecnologia de resistência avançado que protege seus usuários de balas e estilhaços em todo o corpo — o que facilitaria a sua atuação em qualquer campo de batalha. Além disso, o fato de a armadura ser motorizada permite que os soldados aguentem um confronto por muito mais tempo, já que o desgaste físico tende a ser menor.

Porém, pode ser que essa curiosa tecnologia ainda demore um pouco para sair do papel. Embora já haja protótipos prontos, o equipamento ainda é apenas um conceito e a expectativa é que a sua produção comece a ser feita somente nos próximos anos.

Via: Engadget – Via Canaltech